segunda-feira, 6 de julho de 2009

Gabarito Filosofia (respostas)

Apostila II

Tarefa Mínima página 06

O próprio pensamento – prova da existência de um "eu" autônomo. A existência do "eu" seria comprovada cada vez que um pensamento é enunciado.

Tarefa Complementar página 07

A resposta é livre e pode resultar tanto de uma reflexão pessoal quanto de um amplo debate com a turma.

Tarefa Mínima página 11

1)A expressão refere-se à relação de causalidade, ou seja, ao "porquê", que liga uma causa a um efeito.

2)
"O conhecimento do costume é o grande guia da vida humana", pois permite adequar meios a fins, ou seja, produzir efeitos, construir coisas, garantindo a sobrevivência do homem.


Tarefa Complementar página 11

A resposta não está fechada e pode resultar tanto de uma reflexão individual quanto de um amplo debate com a turma.


Leitura Complementar página 12
alternativa B (de bambi)

Tarefa Mínima página página 16
1)
O nome de Copérnico está vinculado, sobretudo, ao estabelecimento de um novo olhar, uma nova perspectiva, segundo a qual a terra não está mais no centro do universo, mas é apenas parte dele. Kant também propõe, na Filosofia, uma mudança de perspectiva: o conhecimento das coisas não depende de sua própria natureza, mas de nossa capacidade de conhecer, das perguntas que fazemos, ou seja, da razão que está em nós.


2)Levando em consideração o texto, pode-se concluir que a atividade filosófica consiste em operar essa racionalidade que possuímos. Ensinar a filosofar significa, por exemplo, ensinar a fazer as perguntas que nos permitem obter o conhecimento das coisas. (Lembre-se que a própria
Filosofia kantiana é fruto da tentativa de responder à pergunta sobre as condições de possibilidade do conhecimento


Tarefa Complementar página 17

Pode-se dizer que essas variações são possíveis, porque o artista vê os objetos como fenômenos, como "conteúdos empíricos", que podem se transformar. Portanto, sempre haveria algo novo para ser visto no mesmo objeto. No caso deFrida, pode-se supor que ela se via a si própria como fenômeno, o que não é nenhum absurdo, visto que também pertencemos ao mundo dos fenômenos e, sendo assim, o conhecimento de nós mesmos estaria subordinado às mesmas leis que regem o conhecimento do mundo fenomênico.

Leitura Complementar página 18

O eu-lírico aproxima-se do pensamento kantiano ao valorizar a experiência, o mundo concreto, e ao negar aquilo que está além dele, posicionando-se contra a metafísica e contra a idéia de um deus transcendental, que não se revela na realidade concreta. Por outro lado, suas idéias divergem das de Kant, ao desvalorizar a importância do pensamento (ou seja, da razão) para o conhecimento, o que se pode comprovar pelo verso: "Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos".

Tarefa Mínima página 22

O slogan é falacioso, pois nos induz ao erro, fazendo-nos pensar que todo aquele que se opusesse ao regime ditatorial não amava o país e suas "conquistas", o que não é verdadeiro. No caso, houve impropriedade no emprego do conceito de "amor". Além disso, podem-se apontar outros procedimentos falaciosos, como:
• a proposição de um falso dilema, reforçado pelo uso da conjunção ou ("ame-o ou deixe-o", como se não houvesse outra alternativa viável);
• o apelo à emoção, reforçado pelo uso da palavra ame;
• o apelo à força: na verdade, nas entrelinhas o que estava dito era "cale-se ou exile-se";
• o reducionismo, entendido como a tendência para se reduzir questões complexas a apenas uma visão (no caso, a visão de quem detinha o poder).


Tarefa Complementar página 22

Falácias são discursos, ou tentativas de persuadir o ouvinte ou leitor, promovendo um engano ou desvio. Suas estruturas de apresentação de informação não respeitam uma lógica correta ou honesta, pois foram manipuladas certas evidências ou há insuficiência de prova concreta e
convincente. Uma afirmação falaciosa pode ser composta alácias são os discursos mais radicais, que têm como principal característica o desrespeito à diversidade de opiniões e à complexidade dos problemas abordados. Exemplos seriam os discursos que defendem idéias racistas, homofóbicas, moralistas, machistas, nazi-fascistas ou salvacionistas (um bom exemplo de discurso salvacionista é o apelo do presidente norte-americano George Bush, em sua cruzada do "bem" contra o "mal").


Tarefa Mínima página 27
1)
Nietzsche faz uma crítica ao saber filosófico como existiu até então, fundado na busca de verdades que, ao final, ele critica como a "mais fraca forma de conhecimento".


2)
Nietzsche está criticando a Filosofia platônica e a própria idéia de que exista o Bem em si, ou seja, de que exista algo em si (desvinculado da materialidade ou dos desejos e paixões do indivíduo).



Tarefa Complementar página 28
1)
A UnB define quem é negro com base no exame visual de uma foto; portanto, a partir da característica física do candidato. Porém, existe outra forma de caracterizar o "ser negro" (usada, por exemplo, pelo Censo): a partir de uma declaração do entrevistado. Nesse caso, ser negro seria menos uma questão física ou material, e mais uma questão de consciência. Haveria, portanto, duas concepções de verdade, fundamentadas em diferentes princípios: o da evidência empírica (cor de pele) e o da razão (consciência).


2)Um dos irmãos tem opinião definida sobre o sistema de cotas (é contra), o outro não. Mas é significativo observar que ambos se inscreveram "pelas cotas porque elas existem e têm que ser usadas", seguindo-se o argumento de que as notas exigidas no sistema de cotas são mais baixas.

Tarefa Mínima página 35
1)
A expressão é uma referência metafórica às dificuldades para o estabelecimento de uma verdadeira amizade, que exige familiaridade e, sobretudo, tempo, para que seja possível nascer a confiança recíproca. A verdadeira amizade é algo diferente de um simples "desejo de amizade".


2)
A justa medida é uma expressão da virtude em uma existência ética, portanto é um princípio moral positivo. Ao descrever uma cidade de ricos e pobres, Aristóteles acaba identificando o fim da liberdade. Assim, a "justa medida" – expressa na distribuição mais igualitária das riquezas – seria uma forma de se preservar a liberdade.


Tarefa Complementar página 36

1)São muitas as questões éticas em debate atualmente. As principais delas envolvem o direito à vida e à dignidade, como a pena de morte, o aborto, a eutanásia e a pesquisa com embriões humanos.

2)
Certamente uma atitude ativa, já que a ética pressupõe
a autonomia do sujeito moral.


Leitura Complementar página 37

1)
Na visão do autor, os parlamentares se comportam de maneira antiética, pois estão mais empenhados em garantir a satisfação de seus interesses pessoais do que em legislar para o bem comum (nesse caso, subentende- se que a defesa dos direitos dos animais é importante para a garantia de bem-estar social).


2)
O autor propõe a regulamentação do uso de animais e, para que isso se efetive, a realização de debates envolvendo diversos setores da sociedade. Ao admitir a necessidade do uso de animais e enfatizar a urgência de se regulamentar esse uso, coloca-se numa espécie de meio-termo, que, segundo Aristóteles, era a única maneira de se agir efetivamente – e eticamente – sobre a realidade.

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