segunda-feira, 6 de julho de 2009

Gabarito Filosofia (respostas)

Apostila I- página 06


Tarefa Mínima
1)
A finalidade da Filosofia é obter o conhecimento de si mesmo através da reflexão continuada, sem a qual é impossível levar uma vida virtuosa: "Uma vida não-examinada não é digna de ser vivida".

Tarefa Complementar

Para o autor, a inutilidade das coisas nos garante a liberdade: é uma espécie de rebeldia contra um sistema que nos amarra pela criação de necessidades que não conseguimos nunca satisfazer.

Página 07- Leitura Complementar

O conhecimento geográfico de várias regiões do Mediterrâneo, possibilitado pela navegação, e a observação da regularidade dos fenômenos naturais. Além disso, houve o desenvolvimento
da racionalidade implícita nas práticas das trocas comerciais e, principalmente, da escrita. Finalmente, deve-se observar a disponibilidade do tempo livre, o "ócio", fruto do enriquecimento e da disseminação do trabalho escravo, possibilitando a reflexão.

Tarefa Mínima- página 10
1)
Todos temos o conhecimento imediato da nossa realidade cotidiana (por exemplo, no trabalho ou na escola), que reconhecemos como nosso universo particular. Segundo o autor, esse conhecimento tem algo de "entorpecente", na medida em que aponta para uma limitação e não deixa espaço para algo mais elevado, "sagrado". O mito permite estabelecer um contato com esse outro plano. Ao entrarmos em contato, através da mídia, com os grandes feitos do jogador de futebol habilidoso, com as seduções da artista glamorosa ou com o luxo do milionário que se fez a si mesmo, estamos criando uma ligação com criaturas mitificadas.

Tarefa Complemantar- página 10
1)
Os exemplos são os mais diversos e devem refletir o universo de experiências dos alunos.

2)
Ao considerarmos o sentido usual da palavra mito como mentira, percebemos que a frase de J. Campbell é, sobretudo, uma crítica à intolerância religiosa, na medida em que alguns indivíduos consideram sua religião "verdadeira", enquanto as demais são consideradas meras crendices.

Tarefa Mínima- página 13
1)
1 – No primeiro parágrafo, Sócrates sugere, de maneira sutil,
que na democracia ateniense nem sempre aqueles que governam
estão preparados para isso.
2 – Sócrates diz que a democracia ateniense é falha justamente
por estar julgando-o, e seu único "crime" foi
buscar a verdade e emitir opiniões.
3 – Na democracia ateniense, segundo Sócrates, as
pessoas buscam satisfazer seus desejos particulares,
enquanto a busca pela verdade, supostamente, seria
benéfica a todos.

Tarefa Complementar-página 13
1)
Também há a possibilidade de a atividade ser realizada
em grupo e até de se constituir como uma proposta interdisciplinar,
que envolva matérias como Artes, Redação,
Sociologia, História ou Geopolítica.

Tarefa Mínima-página 19
1)
De acordo com o pensamento de Platão, o mundo real contém apenas uma aparência enganadora e imperfeita das formas eternas, e a função do pensamento (conforme ilustrado pela alegoria da caverna) é superar esse estado e atingir o conhecimento verdadeiro.

Tarefa Complementar -página 19

1)
A frase de Gombrich vai contra as concepções estéticas de Platão, ao afirmar que a arte não é
apenas cópia da natureza, mas reflete um intelecto. Nesse sentido, o artista, ao abraçar o "idealismo naturalista", também superaria a simples imitação da natureza, que deixa de ser uma obrigação e passa a ser um princípio do qual o artista se afasta de acordo com a sua própria concepção de Belo.

2)
O objetivo é dar voz aos alunos e estimular, pela primeira vez, uma reflexão sobre a questão do Belo, se existem critérios objetivos de beleza. Lembramos que a questão da aparência física é particularmente central na vida de adolescentes.


Tarefa Mínima página 24

1)
Segundo Aristóteles, a partir da observação do mundo sensível se percebem as mudanças que ocorrem nas coisas. Nesse sentido, o mundo está em constante mudança, e o intelecto (ou a razão) tem condições de reconhecer os padrões e a dinâmica dessas mudanças. Platão, por sua vez, afirma a existência de formas imutáveis.

Tarefa Complementar página 24

Sobre a importância do fazer, dificilmente os alunos chegarão à conclusão de que não é importante para o homem, já que uma das características humanas é justamente a capacidade de atuar sobre a realidade, de criar formas. Alguns homem é acusado de "brincar de Deus" (e, nesse sentido, a imagem da artista modelando o barro pode muito bem ser associada ao mito bíblico da criação do homem). Sobre as conseqüências de uma atuação pouco consciente, os exemplos são diversos e podem se referir tanto a aspectos pessoais quanto a problemas sociais mais amplos. É bem possível que os alunos se lembrem de efeitos negativos decorrentes da má utilização da tecnologia, como o aquecimento global, assunto que tem recebido
grande destaque na mídia.


Tarefa Mínima página 29

Para Galileu, a matemática é a linguagem através da qual a Natureza se exprime em leis racionais, perfeitamente capazes de serem compreendidas pelo homem.

Tarefa Complemantar página 29

A resposta é livre e pode resultar tanto de uma reflexão pessoal quanto de um amplo debate com a turma. Também há a possibilidade de a atividade ser rea lizada em grupo e até de se constituir como uma proposta interdisciplinar, envolvendo matérias como História ou
Ciências.

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