segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Respotas da Apostila III (Sociologia)

Tarefa Mínima (página 10)
1) As inevitáveis mudanças do contexto histórico, que resultam em mudanças ideológicas e culturais (como afirmou Camões, "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"). Os fins da política também variam de acordo com o momento histórico. Assim, a dificuldade de definir
a política pelos seus fins reside na impossibilidade de formular leis gerais para explicar uma atividade cujas regras se alteram constantemente.


Tarefa Complementar (página 11 )

1) A resposta não está fechada e pode resultar tanto de uma reflexão individual quanto de um amplo debate com a turma. No Manual do professor há sugestões para o encaminhamento da tarefa.


Tarefa Mínima (página 16)

1)Trata-se de uma situação em que o poder político atua, baseado no monopólio do uso da violência pelo Estado, que utiliza seus aparelhos repressores para garantir a manutenção da ordem.

Tarefa Complementar (página 17)

A resposta não está fechada e poderá resultar tanto de uma reflexão individual quanto de um amplo debate com a turma. No Manual do Professor há sugestões para o encaminhamento da tarefa.



Tarefa Mínima (página 24)

1)Refere-se ao Congresso, ligado ao poder Legislativo e responsável tanto por legislar quanto por fiscalizar a conduta do Executivo.

2)Poder Executivo: Presidência da República (no nível nacional),
Governo do Estado (no nível estadual), Prefeitura (no nível municipal).
Poder Judiciário: Superior Tribunal de Justiça, Tribunal
Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, entre
outros.

3) Mafalda tem uma visão extremamente negativa dos parlamentares, já que os associa a "bons atores" que fariam "um espetáculo muito divertido". Isso, de certa forma, contraria a idéia que temos da divisão de poderes: na teoria, ela se mostra muito mais eficiente do que na prática.

4)Deve-se esperar pela resposta dos alunos. Provavelmente eles falarão em conscientização e participação da sociedade civil. Deve-se lembrar que o fato de existirem problemas sérios em relação à atuação dos diferentes poderes, principalmente em democracias "jovens", como são a brasileira e as latino-americanas em geral, não diminui a importância de instituições como o
Congresso Nacional e o Supremo Tribunal de Justiça (enfim, do Legislativo e do Judiciário) para a construção de uma sociedade mais justa.

Tarefa Complementar (página 26)


A resposta não está fechada e pode resultar tanto de uma reflexão pessoal quanto de um amplo debate com a turma. No Manual do Professor há sugestões para o encaminhamento da atividade.


Tarefa Mínima (página 32)


A resposta não está fechada e pode resultar tanto de uma reflexão pessoal quanto de um amplo debate com a turma. No Manual do professor há sugestões para o encaminhamento
do debate.

Tarefa Complementar (página 33)

A resposta não está fechada e pode resultar tanto de uma reflexão pessoal quanto de um amplo debate com a turma. No Manual do professor há sugestões para o encaminhamento do debate.

Tarefa Mínima (página 42)

1)Chamar um governante de "fascista" significa atribuir a um país características totalitárias. No entanto, como diz Zapatero, "Aznar foi eleito pelos espanhóis", o que não combina com a idéia de ditadura, presente na acusação de Chávez. Apesar de Zapatero e Aznar estarem "nos extremos opostos de uma posição ideológica", deve-se sempre respeitar, segundo o presidente do governo
espanhol, a soberania de um povo, e a Espanha, como Estado democrático que é, pode escolher o chefe de governo que lhe convier. Aos demais governos democráticosdo mundo assiste o dever de aceitar essas escolhas.

Tarefa Complementar (página 43)

1)Os índices mostram que, na América do Sul, os brasileiros estão entre os que menos apóiam a democracia (somente 43% de aprovação), "perdendo" somente para os paraguaios (33%). Em relação aos índios sobre a satisfação com a democracia, nota- se ter havido queda entre 2006 e 2007 (6%), fenômeno que se repetiu em diversos países da América Latina.

2)A resposta não está fechada. Deve-se, portanto, valorizar a opinião dos alunos. É provável que eles falem na decepção em relação às instituições democráticas no Brasil, que pouco têm servido para a construção de uma sociedade justa (ou seja, uma democracia de fato) e não conseguem eliminar a corrupção e o corporativismo, marcas da política brasileira desde tempos "imemoriais".

3) A prática da tortura é inaceitável em sociedades democráticas, em que deve prevalecer o direito de todos (inclusive o direito à defesa). Nesse sentido, é coerente que a mesma sociedade que afirma não acreditar na democracia apóie a prática da tortura.


4)Quando as pessoas deixam de acreditar que "a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo", abre-se espaço para a aceitação da tirania (da qual a prática da tortura é apenas um exemplo).

Tarefa Mínima (página52)

Em termos. De um lado, os positivistas reconheceram a necessidade de respeitar as "culturas americana e africana", pois "as transformações [culturais, se ocorressem deveriam ser espontâneas e nunca impostas". De outro lado, ao admitir que, "com o tempo, indígenas e africanos acabariam adotando os hábitos dos povos mais avançados", os positivistas pressupunham que índios e negros tinham hábitos menos avançados do que os europeus, o
que indica a crença de que a evolução humana só se dá em uma direção. E essa direção é ditada pela Europa ocidental.


Tarefa Complementar (página 53)
1) Pode-se afirmar que a revista – e aqueles que a produzem e financiam – não vêem "com bons olhos" o comunismo.

2)Naquele assunto ligeiramente secundário chamado. A resposta não está fechada. No Manual do Professor, há sugestões para o encaminhamento da discussão.

Nenhum comentário: