quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Exercícios de Sociologia 2 col.

1)Leia o trecho abaixo;
"Há algumas décadas, pensava-se que o progresso técnico e o aumento da capacidade de produção permitiriam que o trabalho ficasse razoavelmente fora de moda e a humanidade tivesse mais tempo para si mesma. Na verdade, o que se passa hoje é que uma parte da humanidade está se matando de tanto trabalhar, enquanto a outra parte está morrendo por falta de emprego".
M.A. Marques


Que relação se pode estabelecer entre o trecho e a noção marxista de “exército industrial de reserva”?



2)O Bicho
(Manuel BandeirA)
Vi ontem um bichoNa imundice do pátioCatando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;Não examinava nem cheirava:Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,Não era um gato,Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Rio, 27 de dezembro de 1947


É possível encontrar, nos versos de Bandeira, alguma referência, ainda que sutil, ao problema da luta de classes no mundo contemporâneo? Justifique sua resposta.

3)Por meio da arte, Bandeira faz em “O bicho” uma denúncia social. Isso se aproxima mais do universo da infra-estrutura ou da superestrutura? Por quê? Explique infra e supraestrutura.

4)O que é mais-valia?

5)A partir das idéias do fragmento de Marx, analise as seguintes afirmações:
I. A idéia de que alguns homens escapam da condenação divina de ganhar o pão com o suor do próprio rosto é considerada normal pelo pensamento marxista.
II. No contexto, a referência provocativa à passagem bíblica extraída do Gênesis funciona como uma espécie de crítica ao discurso religioso.
III. A expressão “pecado econômico” explicita a comparação entre a acumulação capitalista e
o pecado original, ressaltando como a distinção entre ricos e pobres é fruto do castigo do
Senhor de exigir que o homem ganhasse o pão com o suor do seu rosto.
Está correto o que se afirma em:
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas II e III.e) I, II e III

6)O que foi e quando foi o período denominado Belle Epoque?

7) A partir da concepção marxista de infra e supraestrutura indentifique no período do imperialismo europeu e durante a idade média.

8)Conceitue o termo modernização conservadora, relacionado a realidade nacional.

9) Com base nesses trechos e nas demais informações que você tem sobre a questão do trabalho,
responda:
Considerando a definição que Marx e Engels apresentam de trabalho ("um processo entre o
homem e a natureza, durante o qual o homem, mediante sua própria atividade, medeia, regula e
Um elemento fundamental das relações sociais é o trabalho. Pensando nessa questão, Marx escreveu, em 1875, sua famosa máxima: "Quando o trabalho se tornar necessidade primeira
da vida, quando as fontes da riqueza coletiva jorrarem plenamente, então o estreito horizonte jurídico burguês poderá ser superado e a sociedade escreverá sobre uma bandeira: de cada um, segundo sua capacidade, a cada um, segundo suas necessidades." Levando em conta a maneira como você vê as relações de trabalho no mundo contemporâneo, analise se estamos próximos ou não do estágio, previsto por Marx, de superação do "estreito horizonte jurídico burguês".

10)Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio
na contramão atrapalhando o tráfego
Amou daquela vez como se fosse o último
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sólido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego
Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
Bebeu e soluçou como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música
E flutuou no ar como se fosse sábado
E se acabou no chão feito um pacote tímido
Agonizou no meio do passeio náufrago
Morreu na contramão atrapalhando o público
Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado
Morreu na contra-mão atrapalhando o sábado
(...)Deus lhe pague


Que indícios, na letra da canção, permitem-nos concluir que o trabalhador ocupava uma
posição de pouco destaque social?

11)Porque com a queda do muro de Berlim simbolizou o fim das utopias?


12) Como era o Estado no início da Idade Moderna, e como se caracterizava o Estado inspirado pelo Iluminismo.

13) O Brasil possue atores sociais?

14)Tô vendo tudo, tô vendo tudo
Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo
Um país que crianças elimina
Que não ouve o clamor dos esquecidos
Onde nunca os humildes são ouvidos
E uma elite sem deus é quem domina
Que permite um estupro em cada esquina
E a certeza da dúvida infeliz
Onde quem tem razão baixa a cerviz
E massacram - se o negro e a mulher
Pode ser o país de quem quiser
Mas não é, com certeza, o meu país
Um país onde as leis são descartáveis
Por ausência de códigos corretos
Com quarenta milhões de analfabetos
E maior multidão de miseráveis
Um país onde os homens confiáveis
Não têm voz, não têm vez, nem diretriz
Mas corruptos têm voz e vez e bis
E o respaldo de estímulo incomum
Pode ser o país de qualquer um
Mas não é com certeza o meu país
Um país que perdeu a identidade
Sepultou o idioma português
Aprendeu a falar pornofonês
Aderindo à global vulgaridade
Um país que não tem capacidade
De saber o que pensa e o que diz
Que não pode esconder a cicatriz
De um povo de bem que vive mal
Pode ser o país do carnaval
Mas não é com certeza o meu país
Um país que seus índios discrimina(...)
Tô vendo tudo, tô vendo tudo Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo
A canção apresenta o Brasil como um país "viável" ou o subdesenvolvimento estaria completamente arraigado às nossas formações sociais?

15) Qual é a forma de alienação para Marx?

Um comentário:

Anônimo disse...

Lucinha,não consigo encontrar as respostas da Tarefa Complementar da apostila de Sociologia I,onde estão ?
Obrigada e adorei seu Blog!
Beijos